quinta-feira, 26 de março de 2009

Simulação de incêndio

Na minha história de vida, nunca vi algo tão estúpido quanto uma simulação de incêndio. Acabou de acontecer uma no lugar onde trabalho. É tão ridículo que eles avisam antes por email:

“ As 11:50 teremos um treinamento contra incêndio”

Pô, se é pra simular o negócio, pegue a gente desprevinido. Ficaria mais real, não? Você lá trabalhando do nada e de repente passa um bombeiro correndo, berrando, com um cobertor. Do nada passa uma senhora cheia de graxa na cara com um bebê no colo chorando. Daí toca o alarme, caos, terror e tudo que uma simulação de incêndio teria direito. E você ali se desesperando em vez de pensar duas vezes se vale a pena ou não desligar o MSN. Mas não, mandam um email. Como se no dia que isso realmente fosse acontecer alguém mandasse um email:

-Galera, vou fumar um cigarro no carpete as 11:45. Provavelmene as 11:56 o negócio vai pegar fogo.

Daí o que consiste essa simulação de incêndio? Eles colocam três ou quatro funcionários com um colete e uma função: falar na maior calma do mundo os seguintes termos

-Genteee, incêndio. Temos que descer, sabia?

Aí eles apontam para a escada, você desce 14 andares de um prédio conversando tranquilamente com o pessoal da firma e acabou. Fim. É isso. Fim da simulação. Ela só existe pra um cara dizer que você tem que ir pelas escadas. Só. Será que se não tivesse ele eu ia ficar 50 minutos desesperado apertando o botão do elevador e pensando:

- O elevador não chega. Como vou fazer pra sair daqui? Vou ter que pular a janela?

Acho que isso daí tava mais pra simulação de trabalho: fingir que tá fazendo alguma coisa.

Durante o treinamento, quatro perguntinhas passaram pela minha cabeça num dia que realmente tivesse um incêndio.

1) Será que todo mundo desceria sem pisotear o colega? Lembrando que ao seu lado está seu chefe

2) Confio muito na dedicação da brigada de incêndio do primeiro andar. Mas e na do 14º onde trabalho? Eles iam mesmo esperar todo o prédio descer pra depois descer em seguida?

3) Você acabou de sair de um incêndio. Prédio pegando fogo. Você chega lá embaixo e fica esperando as proximas ordens? Detalhe: que ordens se você acabou de sair de um prédio em chamas?

- Agora que ta o prédio todo reunido. Vamos almoçar?


E pra finalizar:

4) se a idéia é simular um incêndio, por que a gente tem que voltar a trabalhar logo em seguida?

7 comentários:

Anônimo disse...

Mauriciooo! Acaba de me ocorrer exatamente isso! Avisaram que amanha teremos simulação de incêndia... e Pow, exatamente essas merdas que acontecem ahuaau povo sai antes pro cigarro.. e aproveitamos para fofocar mtooo uehauhuaehueheuhaueh xD é foda! haha =D Amei teu texto! Parabens!

Anômima disse...

Realmente, a simulação tem que seguir com fidelidade o que acontece na realidade: "Prédio em chamas, todo mundo vai pra casa. Mas olha gente, amanhã tem expediente normal. A próxima simulação, a gente avisa. Por e-mail". Mas aproveitando a onda (oh!) do Twitter, poderiam dar uma twittada. "Prédio em chamas às 15h00".

Anônimo disse...

O Melhor é saber que a história é veridica.. HAHAHA. Mau, eu falei que não ia comentar, mas eu tenho que dizer que hoje eu descobri que tu é realmente foda :P Ahh, depois de 2h de espera, vi o video e ele é foda HAHAHA. Ps.: Eu jogo xadrez e é mesmo uma putaria! HAHAHA

Patrick Maia disse...

Podia começar a rolar simulação de demissão...com essa crise, já é bom a gente saber o que fazer nessa situação...

Leo Gomes _ Rootsmente Roots disse...

viu como eu disse que os textos são phoda... jah foram 4 uqe falaram sobrre eles, e nenhum reclamou....

e pra variar esse aí tah PHODA até a tampa, mto massa....

Sam disse...

Simulações de incêndio servem para mostrar que o ser humano é um animal tão idiota, que precisa ser guiado para não queimar a rosca. Mas têm sempre aqueles soldados que adoram ficar na linha de fogo....

Janaina disse...

Parabéns pelo texto! Fico aqui imaginando como deve ser seu Stan Up !